segunda-feira, 13 de junho de 2011

Web Quest

INTRODUÇÃO

Do primeiro traço sobre o areia feita pelo homem primitivo nasceu a primeira abstração humana. Por esta razão, os famosos desenhos das cavernas pré-históricas são considerados a primeira história em quadrinhos, pois foi feita em função de uma idéia encaminhada para obter um efeito determinado, compreensível através de sua leitura.
Hoje, os quadrinhos são a forma de comunicação mais instantânea e intencional de todas as formas modernas de contato entre homens de nosso século.
Podemos caracterizar a história em quadrinhos como uma estrutura narrativa ou descritiva formada por uma sequência progressiva de cenas desenhadas, nas quais podem integrar-se elementos fonéticos.

Tarefa:
Os alunos terão que pesquisar os seguintes dados:
- Origem da história em quadrinhos;
- A caracterização da história em quadrinhos;
- Elementos da história em quadrinhos: ilustração- vinheta- elementos compositivos- planos e perspectivas- ruído visual- metáforas- sons inarticulados- o balão e as expressões humanas.

Processo:
O trabalho poderá ser desenvolvido acessando aos seguintes links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_em_quadrinhos_no_Brasil
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1003&bih=566&q=elementos+da+hist%C3%B3ria+em+quadrinhos&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=

A turma será dividida em grupos de três alunos que deverão criar uma história em quadrinhos sobre o tema Meio ambiente e deverá ter de seis a oito quadrinhos, com ilustração e com um argumento de fácil interpretação, da seguinte forma:
- Com personagens de acordo com o enredo;
- Dividindo a história em vinhetas;
- Fazendo um esquema compositivo através de esboços nas vinhetas;
- Dar o acabamento nos desenhos, colorindo ou simplesmente reforçando os traços;
- Escrevendo os textos com letra tipo bastão.

Avaliação: Os alunos serão avaliados de 0 a 10 de acordo com os critérios:
- 3 pontos: pela participação e interesse na realização das atividades desde a pesquisa até finalizar a tarefa;
- 3 pontos: na apresentação das histórias em quadrinhos produzidas nas cartolinas;
- 4 pontos: participação, dedicação, interesse em trazer o material necessário, realização do trabalho proposto e exposição das histórias no mural da escola.


Conclusão:

Ao final da atividade, é importante que os alunos identifiquem cada um dos elementos da história em quadrinhos com clareza, bem como que cada grupo entenda a importância, principalmente do texto e da ilustração. Também é necessário que o grupo entenda que a história em quadrinhos desenvolve a criatividade e a imaginação.

Um comentário:

  1. Colega!Gostei muito da sua atividade,trabalhar com Web Quest os alunos vão gostar é uma aula muito diferente!

    ResponderExcluir